Por Andrella Okata
Éderson dos Santos, meio-campista de 24 anos, nascido em Campo Grande e atualmente atuando pelo Atalanta, na Itália, foi convocado pela primeira vez para a seleção brasileira de futebol. Sua mãe, Edilene dos Santos Lourenço, que o acordou com a notícia, após receber um telefonema do irmão de Éderson.
O jogador, que esperava ser chamado desde a primeira convocação do técnico Dorival Júnior, viu seu desejo se concretizar depois que a Copa Libertadores da América (Conmebol) atendeu ao pedido da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para aumentar o número de convocados de 23 para 26 jogadores.
Éderson expressou sua felicidade em um post no Instagram. "Um sonho de criança se realiza! Muito feliz e grato pela minha primeira convocação para a Seleção Brasileira", celebra.
Além dele, outros jogadores também foram convocados, incluindo Bremer, zagueiro da Juventus, Pepê, atacante do Porto, e Rafael, goleiro do São Paulo — este último substituindo Ederson, do Manchester City, devido a uma lesão.
Éderson agora se prepara para os amistosos contra México e Estados Unidos, em junho, e para a Copa América, com estreia marcada para 24 de junho contra a Costa Rica. Ele traz consigo uma trajetória marcada por diversos clubes, incluindo passagens pelo Cruzeiro, Corinthians e Fortaleza, antes de se destacar no futebol italiano com o Salernitana e, posteriormente, com o Atalanta.
Ao longo de sua carreira, Éderson acumulou títulos importantes, como a Copa do Brasil em 2018, o Campeonato Mineiro em 2019 e o Campeonato Cearense em 2021. Recentemente, ele conquistou o segundo lugar na Copa da Itália e está prestes a disputar o título da Europa League com o Atalanta contra o Bayer Leverkusen.
VEJA A LISTA DE CONVOCAÇÃO
Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Athletico-PR) e Rafael (São Paulo);
Laterais: Danilo (Juventus), Yan Couto (Girona), Guilherme Arana (Atlético-MG) e Wendell (Porto);
Zagueiros: Beraldo (PSG), Bremer (Juventus), Éder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal) e Marquinhos (PSG);
Meio-campistas: Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Douglas Luiz (Aston Villa), Éderson (Atalanta), João Gomes (Wolverhampton) e Lucas Paquetá (West Ham);
Atacantes: Endrick (Palmeiras), Evanilson (Porto), Gabriel Martinelli (Arsenal), Pepê (Porto), Raphinha (Barcelona), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Girona) e Vini Jr (Real Madrid).