Inspeção por câmeras com IA detecta falhas em velocidade e precisão sobre-humanas

Tecnologia avançada assegura o cumprimento das exigências internacionais em produções brasileiras

24/05/2024 00h00 - Atualizado em 29/05/2024 às 20h01

Por Andrella Okata

Pequenos erros em linhas de produção fabril, por menores que pareçam ser — como parafusos mal encaixados, um rótulo distorcido ou ausente, entre outros — podem resultar em prejuízos financeiros significativos e, mais preocupante ainda, afetar a reputação da marca.

A implementação de tecnologias avançadas como automação, deep learning (aprendizado profundo de máquinas), internet das coisas e inteligência artificial, praticamente elimina esses riscos. A inspeção de produção por câmeras equipadas com essas tecnologias permite identificar falhas que seriam impossíveis de detectar por meio de monitoramento humano, conforme explicado por Juliano Moura, gerente de automação da Soma Solution.

A Soma Solution é distribuidora Hikrobot em todo o Brasil, uma multinacional que fabrica produtos e soluções especializadas em visão mecânica e robôs móveis. Há variedade de modelos nos sensores de visão da Hikrobot, com funcionalidades específicas e aplicáveis em diversos setores da indústria de manufatura.

"Os dispositivos da Hikrobot fazem uma inspeção minuciosa. Podem identificar um erro no produto, em uma linha de produção, ou um erro em uma embalagem; a ausência de rótulo — ou a presença mas fora dos padrões de impressão ou fixação", elenca Moura. Tudo isso é feito em uma velocidade e precisão que superam a capacidade humana.

Para ilustrar a importância dessa tecnologia, Moura menciona a produtividade de uma grande indústria de bebidas, que pode chegar a produzir 15 garrafas por segundo. Nesse ritmo, é impossível para uma inspeção humana identificar pequenas falhas que podem ter consequências graves para os consumidores e danos irreparáveis à reputação da marca.

Ainda em situações menos críticas, onde não há risco para a segurança do consumidor, os erros detectados pela inspeção automatizada por câmera evitam desperdício de lotes, impedindo que produtos com defeitos sejam colocados no mercado. Moura destaca também casos em que é necessário atender rigorosamente a exigências do mercado externo, como no caso da indústria frigorífica que exporta para países árabes, onde é necessário garantir que os produtos estejam livres de vestígios de sangue.

A parceria entre a Soma Solution e a Hikrobot possibilita fornecer ao mercado brasileiro a última geração de sensores, sistemas de visão e leitores de código da multinacional.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp