Fundect fortalece a cooperação em Pesquisa & Inovação na Missão Confap-Itália

O evento aconteceu entre os dias 20 e 24 de maio e teve agenda voltada para o fortalecimento da cooperação em pesquisa e inovação entre o Brasil e a Itália

25/05/2024 00h00 - Atualizado em 25/05/2024 às 16h33

Por Andrella Okata

Entre os dias 20 e 24 de maio aconteceu a Missão Confap-Itália, em Roma. O objetivo dessa missão é aprofundar as iniciativas de cooperação e criar oportunidades entre os estados brasileiros e suas Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) e entidades italianas.

O diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) e vice-presidente do Confap, Márcio de Araújo Pereira, integra a delegação ao lado do presidente do conselho e presidente da FAPERGS, Odir Dellagostin, e dos presidentes das FAPs da Bahia, Espírito Santo, Maranhã, Mato Grosso, Pará e Paraná.

As áreas prioritárias incluem desafios globais relacionados ao clima, mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável e a importância de investir conjuntamente em pesquisa e inovação colaborativas.

A delegação realizou reuniões com autoridades do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália (CNR), do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional (MAECI), da Organização Internacional Ítalo-Latino Americana (IILA) e do Ministério da Universidade e Pesquisa (MUR).

Foi discutida a renovação do Acordo de Cooperação entre Brasil e Itália, além de alinhar os temas prioritários para o próximo Programa Executivo (2025 – 2027). Foram apresentadas ações de cooperação internacional do CONFAP, e projetos entre Itália e América Latina.

Com o MUR, foram discutidas as cooperações em andamento entre Brasil e Itália, destacando chamadas transnacionais conjuntas e iniciativas como Water4All e Parceria de Economia Azul Sustentável.

Em suas redes sociais, Márcio Pereira destacou que muitas conexões tem sido feitas, e as reuniões com pesquisadores e universidades italianas serão prósperas em criar redes de colaboração com os dois país, mas em específico entre Itália e o estado de Mato Grosso do Sul.

"Apresentei a eles nossos editais mais recentes, como o Carbono Neutro, a ODS e o de Mudanças Climáticas, todos eles criados em primeira mão pelo nosso Estado — demonstrando que nossa ciência está avante e nossos olhares também", ressalta.

Márcio acrescenta ainda que estamos no caminho certo: o da produção sustentável e pesquisa avançada, e que, ao retornar ao Brasil, irá se reunir com pesquisadores e mostrar o que pode ser feito em termos de colaboração. "Mato Grosso do Sul agora cada vez mais internacional", finaliza.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp