Pesquisa divulga ranking de Estados com a melhor gestão fiscal do Brasil; MS aparece em 9º lugar

A análise é feita para pautar a atuação dos gestores estaduais e melhorar a competitividade da gestão pública dos Estados

20/06/2024 00h00 - Atualizado em 20/06/2024 às 13h57

Por Andrella Okata

Para avaliar o grau de solidez fiscal dos estados brasileiros, o Centro de Liderança Pública (CLP) adota diversos indicadores que consideram diferentes aspectos da sustentabilidade fiscal de cada Estado para ranquear a nível nacional.

Para formar o Ranking de Competitividade dos Municípios, o CLP leva em conta aspectos como a Taxa de Investimentos, aplicação da Regra de Ouro, Solvência Fiscal, sucesso do Planejamento Orçamentário, Dependência Fiscal, Resultado Primário, gastos com pessoal, Índice de Liquidez e Poupança Corrente.

Mato Grosso do Sul se encontra na 9ª posição geral no Brasil de melhor gestão fiscal, com potenciais destacados na infraestrutura (sétima posição), solidez fiscal e capital humano (terceira posição).

No cenário econômico atual, a estabilidade financeira dos governos estaduais desempenha um papel crucial no crescimento a longo prazo. Quando as receitas governamentais não conseguem cobrir as despesas recorrentes, resulta em déficits fiscais que levam a um aumento significativo do endividamento público.

Esta situação não apenas compromete a capacidade de investimento em serviços públicos essenciais, mas também afeta diretamente a economia e o bem-estar social dos cidadãos. A falta de oferta e a qualidade deficiente dos serviços públicos são consequências diretas de uma gestão fiscal instável, impactando negativamente tanto a atividade econômica quanto o desenvolvimento social.

A perda de credibilidade fiscal por parte do governo afasta investidores, tanto nacionais quanto internacionais, e desencoraja o setor privado a expandir seus negócios, o que por sua vez resulta em menor produção, aumento da inflação e do desemprego.

O estudo busca alcançar um entendimento sobre os 27 estados, trazendo ao público uma ferramenta simples e objetiva para pautar a atuação dos gestores estaduais na melhoria da competitividade e da gestão pública dos Estados.

Para conferir o ranking completo e detalhado desses indicadores, acesse o relatório disponível no site: rankingdecompetitividade.org.br.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp