Por Andrella Okata
Na tarde da última sexta-feira (21), o Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Infi/UFMS) inaugurou o Laboratório de Tecnologias Avançadas em Energia e Sustentabilidade (LaTES).
Financiado através da chamada MS Carbono Neutro lançada em 2022 pelo Governo do Estado, a parceria entre o Laboratório, a Semadesc e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), visa fortalecer os estudos acadêmicos relacionados ao GLP e ao Hidrogênio Verde.
O laboratório, composto por uma equipe de 30 pesquisadores, é um dos poucos no Brasil credenciados para investigações específicas sobre Hidrogênio Verde, uma tecnologia crucial para o futuro energético sustentável. A cerimônia de inauguração contou com a presença do secretário Jaime Verruck, do reitor da UFMS, Marcelo Turine, e da vice-reitora, Camila Itavo.
"No país, somente 12 laboratórios credenciados para realizar estudos relacionados ao Hidrogênio Verde e o LaTES, da UFMS, é um deles. Esse é o Mato Grosso do Sul que desejamos para esta para as futuras gerações, que investe em segurança alimentar, segurança energética, sustentabilidade e justiça social. Um Estado Próspero, Verde, Inclusivo e Digital. Por isso, investimos em Ciência, Tecnologia e Inovação”, comentou o secretário Jaime Verruck.
Crédito/Fotos: Cristhofer Andrade