Por Andrella Okata
O 2º lote de restituições do Imposto de Renda 2024 está disponível para consulta desde às 10h desta sexta-feira (21). A liberação da Receita Federal contempla mais de 5,7 milhões de contribuintes, que receberão um total de R$ 8,5 bilhões em créditos.
O lote abrange também pagamentos residuais de exercícios anteriores, e os pagamentos estão previstos para iniciar em 28 de junho.
De acordo com a Receita Federal, foram priorizados neste lote 252.738 contribuintes domiciliados no Rio Grande do Sul, devido ao estado de calamidade pública decretado na região. O total de R$ 8,5 bilhões correspondente à quantidade de contribuintes, será pago aos grupos prioritários, que incluem:
- 140.360 idosos acima de 80 anos;
- 1.024.071 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 66.287 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave;
- 459.444 contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério;
- 3.812.767 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via PIX.
CALENDÁRIO DA RESTITUIÇÃO DO IR 2024:
O prazo para entrega das declarações começou no dia 15 de março e, segundo a Receita, os pagamentos serão feitos em cinco lotes.
• 1º lote: 31 de maio
• 2º lote: 28 de junho
• 3º lote: 31 de julho
• 4º lote: 30 de agosto
• 5º lote: 30 de setembro
CONSULTA
Para realizar a consulta, os contribuintes devem acessar o portal da Receita Federal, selecionar a opção "Meu Imposto de Renda" e clicar em "Consultar a Restituição". A plataforma oferece orientações detalhadas e permite verificar se há pendências que possam levar a declaração para a malha fina.
Os contribuintes também podem utilizar o aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones, que permite consultar informações sobre a liberação das restituições e a situação cadastral do CPF.
É possível verificar se a declaração está na malha fina acessando o extrato do Imposto de Renda no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) da Receita Federal.
Para mais detalhes sobre quem deve declarar o Imposto de Renda em 2024 e outras informações relacionadas, consulte o site oficial da Receita Federal.