Por Andrella Okata
Um levantamento realizado em junho deste ano pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-USP), revelou que os preços médios das carnes suína e de frango apresentaram um aumento em comparação ao mês de maio.
A carne suína registrou avanços mais significativos, enquanto a carne bovina teve uma tendência de desvalorização, conforme indicam as pesquisas do Cepea.
Essa dinâmica de mercado resultou em uma redução da competitividade da carne suína frente aos seus concorrentes. Segundo os analistas do Cepea, a diferença de preço entre a carcaça especial suína e a carcaça casada bovina atingiu seu ponto mais baixo desde novembro de 2020.
Os especialistas atribuem a valorização da carne de frango principalmente ao aumento do poder de compra da população, observado especialmente na primeira quinzena do mês, quando muitos recebem seus salários.
Isso reflete as recentes flutuações no mercado de carnes no Brasil, com destaque da complexidade de interação entre oferta, demanda e poder de compra dos consumidores.