Por Lauren Netto
Vagas para emissão do "Novo RG" ainda estão disponíveis em várias cidades de Mato Grosso do Sul, inclusive na capital Campo Grande e em diversos municípios do interior. O processo de agendamento é totalmente online e pode ser feito através do Portal do Cidadão.
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) já está realizando a emissão do novo Registro Geral, que agora inclui o número do CPF, tornando o documento mais completo e prático. Embora a atualização não seja obrigatória de imediato, é recomendável aproveitar a gratuidade e a facilidade do agendamento online para garantir a nova versão do RG.
Para agendar a emissão, é necessário acessar o site, escolher a cidade e a agência de identificação desejada, e preencher o cadastro. É importante que o CPF esteja regular na Receita Federal, com os dados coincidentes com a certidão apresentada. Caso o CPF esteja irregular, é possível regularizá-lo através do site da Receita Federal.
A primeira emissão do novo documento é gratuita, um benefício garantido por lei federal, e o prazo estimado para a emissão é de 25 a 30 dias. Os brasileiros têm até 2032 para atualizar o RG com o novo modelo em papel-moeda sem custo.
Para quem vai emitir a carteira de identidade pela primeira vez, deve-se selecionar a opção “expedição de documentos - carteiras de identidade - 1ª emissão” no sistema, para evitar a geração de boleto.
Para mais informações e agendamento, acesse o Portal do Cidadão e verifique a disponibilidade em sua cidade.
LINK|-|http://servicos.sejusp.ms.gov.br/ |-|Portal do Cidadão