Por Andrella Okata
Durante a noite da última segunda-feira (24), quem direcionou o olhar para o céu de Mato Grosso do Sul foi surpreendido por uma chamativa lua cheia com tons avermelhados. O fotógrafo JD Dervalho capturou imagens do fenômeno em Aquidauana (MS), cidade localizada a 296 km de Corumbá, local onde incêndios têm assolado o Pantanal.
Com um telescópio, JD registrou detalhes da lua em sua coloração peculiar, um contraste evidente com o céu noturno. Porém, este fenômeno está diretamente ligado aos incêndios que têm devastado o Pantanal sul-mato-grossense. A falta de chuvas combinada com a presença de partículas poluentes na atmosfera tem contribuído para a mudança na coloração lunar.
Recentemente, Mato Grosso do Sul decretou estado de emergência de 180 dias nas áreas afetadas pelos incêndios, que já consumiram mais de 627 mil hectares do território pantaneiro somente neste ano, conforme dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A seca intensa por causa da baixa umidade no ar, tem piorado a situação, aumentando tanto a frequência quanto a intensidade dos incêndios.
O cenário é agravado ainda pela seca no Amazonas, que tem contribuído para aumentar as queimadas no Pantanal e espalhar a estiagem por outras regiões do Brasil. A combinação de fatores climáticos adversos tem gerado preocupações quanto aos impactos ambientais e à saúde pública, enquanto a comunidade científica e as autoridades continuam a monitorar de perto a situação.