Por Lauren Netto
O MDB e o Solidariedade anunciaram oficialmente nesta quinta-feira (27) seu apoio à candidatura de Beto Pereira (PSDB) para a Prefeitura de Campo Grande. A decisão foi confirmada em plenárias partidárias, com ampla maioria dos votos a favor da aliança com o candidato tucano.
Na votação realizada pelo MDB, dos pré-candidatos a vereador, 33 votaram pela aliança com o PSDB, enquanto nos núcleos e diretórios do partido, 11 votos também foram favoráveis a Beto Pereira. Houve apenas um voto para aliança com o PP da prefeita Adriane Lopes (PP) e um voto para o União Brasil de Rose Modesto, ambas pré-candidatas às eleições de outubro.
O Solidariedade seguiu a mesma tendência, com 32 votos entre os pré-candidatos a vereador e mais 10 votos entre os núcleos do diretório municipal a favor da aliança com o PSDB. Dois votos foram registrados para aliança com o PP e outros dois foram indecisos. As lideranças dos partidos decidiram liberar os filiados dissidentes para apoiarem outros candidatos de sua escolha.
O ex-governador André Puccinelli (MDB) afirmou que a decisão final foi resultado de uma consulta aos membros do partido. Ao anunciar sua desistência da corrida eleitoral, Puccinelli colocou uma urna no diretório do MDB com opções de apoio ao PSDB, PP e União Brasil, mas orientou os filiados a não votarem no União Brasil, devido a conflitos anteriores pelo controle do Solidariedade.
Com a confirmação da aliança, o PSDB se fortalece como o partido com o maior número de aliados na disputa pela prefeitura de Campo Grande. Beto Pereira já conta com o apoio do Podemos, PSD, PSB e Republicanos, e agora disputa com o PP pelo apoio do PL. A prefeita Adriane Lopes (PP) tem o respaldo do Avante e busca o apoio do PL, enquanto Rose Modesto (União Brasil) sinaliza apoio do PDT.