Por Lauren Netto
O programa Centro de Inteligência GovMS, de Mato Grosso do Sul, se destacou como uma das seis melhores práticas finalistas do Prêmio Excelência em Competitividade, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Esta iniciativa inovadora monitora obras em tempo real e compara indicadores de investimento por habitante, transformando a priorização de investimentos do Estado.
Em parceria com a Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), a Agência Estadual de Gestão e Empreendimentos (Agesul), o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), o programa utiliza metodologias de gestão baseadas em evidências para tomar decisões mais informadas e eficientes.
Com aproximadamente seis meses de implementação, o programa desenvolveu painéis tecnológicos que extraem dados para identificar ruas e avenidas sem pavimentação. "O georreferenciamento permite identificar as ruas nos mapas dos municípios e estimar os custos necessários para cada quilômetro que precisa ser pavimentado", explica Thaner Castro Nogueira, secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo.
Entre as vantagens do programa estão a facilidade de planejamento e negociação com os municípios, além de beneficiar a população ao melhorar o direcionamento dos investimentos públicos. "Uma população que antes não tinha asfalto agora tem acesso a esse recurso. O Estado pode atender melhor as demandas da população com um instrumento preciso para alocar investimentos estaduais", destaca Nogueira.
Criado em 2015 pelo CLP, o Prêmio Excelência em Competitividade reconhece estados brasileiros que se destacam na promoção da competitividade com políticas de alto impacto. Em 2023, Mato Grosso do Sul foi premiado com o programa “Contrato de Gestão”. Este ano, o Programa Centro de Inteligência GOVMS está entre as seis finalistas, competindo com 292 políticas públicas inscritas.
"Por dois anos consecutivos, Mato Grosso do Sul se destacou entre os melhores do Brasil em gestão pública. Esta conquista reflete o nosso compromisso em desenvolver projetos de alto impacto e eficácia", conclui Thaner Castro Nogueira.