Por Andrella Okata
Os Correios estão implementando medidas para fortalecer sua equipe. Na última segunda-feira (1°), a instituição anunciou um Programa de Demissão Voluntária (PDV) e a abertura de um concurso público com 3,2 mil vagas. O objetivo é atender à demanda de serviços postais em todo o Brasil.
PROGRAMA DE DEMISSÃO VOLUNTÁRIA (PDV)
A criação do Programa de Desligamento Voluntário (PDV), visa atender colaboradores que desejam deixar a empresa após longos anos de serviço. O PDV ainda está sujeito à aprovação da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST).
O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, destacou que o PDV surge para atender a pedidos de funcionários que estão há bastante tempo na empresa e buscam um desligamento voluntário.
Para ser elegível ao PDV, os empregados precisam atender aos seguintes critérios até o último dia do mês anterior ao encerramento das inscrições:
• Ter idade igual ou superior a 55 anos e inferior a 75 anos;
• Possuir pelo menos 25 anos de efetivo exercício nos Correios;
• Ter recebido remuneração nos últimos 60 meses por pelo menos 36 meses.
CONCURSO PÚBLICO
Além do PDV, os Correios também anunciaram a abertura de um concurso público para o preenchimento de 3,2 mil vagas. O edital está previsto para ser lançado em agosto deste ano, com expectativa de que os aprovados comecem a trabalhar já em dezembro. As vagas são destinadas principalmente para cargos operacionais, como carteiros, além de oportunidades para profissionais de nível superior, como advogados, arquitetos e engenheiros.
Segundo Fabiano, o concurso visa suprir as necessidades dos serviços de entrega, considerando que os Correios enfrentam uma defasagem de 4 mil a 5 mil cargos.