Polícia Federal mobiliza operação na Prefeitura de Corumbá nesta manhã de quarta-feira

Mandados de busca e apreensão são cumpridos em Corumbá e Campo Grande em operação de combate à corrupção

03/07/2024 00h00 - Atualizado em 03/07/2024 às 14h40

Por redação

Na manhã desta quarta-feira (3), uma operação da Polícia Federal movimentou a cidade de Corumbá, atraindo a atenção dos moradores com uma viatura estacionada em frente à Prefeitura. O prefeito, Marcelo Iunes, confirmou a ação, embora ainda não tenha acesso completo à denúncia que motivou a operação.

“Não estou sabendo ainda o que foi, só sabendo que estão fazendo visita no setor da infraestrutura, que foram nas casas do secretário, Ricardo Campos Ametlla, do superintendente, Adjalma, e da coordenadora do setor de licitação de obra”, declarou Iunes.

A operação, denominada "Operação João Romão", é uma ação conjunta da Polícia Federal com a Controladoria Geral da União (CGU) e tem como objetivo combater crimes de licitação e corrupção na administração municipal. Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão nas cidades de Corumbá e Campo Grande, todos expedidos pela Justiça Federal.

Os alvos da operação incluem um servidor público, servidores comissionados e efetivos envolvidos nas autorizações e fiscalizações de obras, além de pessoas responsáveis por empresas contratadas. A investigação, iniciada em 2021, apontou que o Secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos de Corumbá, Ricardo Campos Ametlla, teria criado uma empresa que venceu diversas licitações sob sua própria gestão. Essas licitações, cujo valor total ultrapassa R$ 12 milhões, são agora o foco das investigações.

As autoridades encontraram indícios de irregularidades que permitiram à empresa de Ametlla obter a capacidade financeira e técnica necessária para participar e vencer os processos licitatórios. A operação continua em andamento, com a Prefeitura de Corumbá colaborando com as autoridades para esclarecer os fatos.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp