Mato Grosso do Sul aposta em bioenergia e proteínas animais para crescimento econômico

Secretário Jaime Verruck destaca o potencial do estado em evento do Encadear Summit

04/07/2024 00h00 - Atualizado em 04/07/2024 às 13h20

Por Lauren Netto

As cadeias produtivas de bioenergia e proteínas animais têm o potencial de transformar Mato Grosso do Sul em um dos maiores fornecedores de energia do Brasil. A afirmação foi feita por Jaime Verruck, secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação e conselheiro do Sebrae/MS, durante sua participação no Encadear Summit, realizado na última terça-feira (02) em Dourados.

O evento, promovido pelo Sebrae/MS em parceria com o Governo do Estado, prefeituras locais, empresas âncoras e a Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED), teve como objetivo aproximar empresários regionais de grandes empreendimentos. Mais de 70 empreendedores participaram do encontro, que contou com um público de aproximadamente 130 pessoas.

Em sua palestra “O Futuro da Bioenergia e Proteínas no Estado: Perspectivas para a Cadeia Produtiva e Mercado Internacional”, Verruck destacou as oportunidades no setor de bioenergia. “Estamos vivendo uma transição energética, e o setor sucroenergético – que inclui a produção de etanol, amido e energia a partir da biomassa – é fundamental nesse processo. O Mato Grosso do Sul possui um grande potencial para se destacar como fornecedor de energia renovável, com indústrias de etanol de milho fortemente presentes em Dourados e no sul do Estado”, afirmou.

Claudio Mendonça, diretor-superintendente do Sebrae/MS, ressaltou a importância do Encadear Summit para conectar empresários locais a grandes empresas. “O evento é uma excelente oportunidade para que empresários apresentem seus negócios às grandes empresas e ampliem suas chances de se tornarem fornecedores. O Sebrae desempenha um papel crucial ao capacitar pequenos empresários para que possam atender às exigências das grandes empresas e aproveitar essa oportunidade”, explicou.

Verruck também enfatizou a relevância do evento como facilitador de negócios entre pequenos fornecedores e grandes empreendimentos. “Nosso objetivo é trazer grandes cadeias produtivas para interagir com pequenos empreendedores. O governo reconhece a importância desse setor e está investindo em projetos como fábricas de etanol de milho e etanol de segunda geração. Queremos mostrar aos pequenos negócios como eles podem se integrar a esse desenvolvimento”, destacou.

Além do secretário Verruck, o evento contou com a participação de outras autoridades, como o secretário-adjunto da Semadesc, Walter Carneiro Junior, o secretário-executivo de Ciência e Tecnologia, Ricardo Senna, e Márcio de Araújo Pereira, diretor-presidente da Fundect.

Mapa de Oportunidades

Para incentivar o encadeamento produtivo em Dourados e criar novas oportunidades de negócios para os empreendedores locais, o Sebrae/MS entregou à Prefeitura Municipal um Mapa de Oportunidades durante o Encadear Summit. O documento identifica as demandas das principais grandes empresas da cidade, oferecendo aos empreendedores locais possibilidades de investimento e geração de renda.

No mesmo dia, Dourados também recebeu um Branding Book com estratégias para posicionar a cidade como “terra de todos os povos”. Desenvolvido em colaboração com a sociedade e o poder público, o conceito valoriza a diversidade étnica e cultural da cidade, promovendo Dourados como uma cidade acolhedora e repleta de oportunidades.

Esses documentos foram elaborados como parte do programa Cidade Empreendedora, que se encerra em 2024 após três anos de execução, promovendo ações para o desenvolvimento do município.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp