Por Lauren Netto
Uma nova frente fria chegou a Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (8), trazendo temperaturas significativamente mais baixas. Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), o avanço dessa frente fria está favorecendo o aumento da nebulosidade, a queda nas temperaturas e a ocorrência de chuvas em várias regiões do Estado.
Na capital sul-mato-grossense, o dia começou com os termômetros marcando 12°C, e a temperatura máxima prevista é de 18°C. Em Dourados, no sul do Estado, as mínimas chegaram a 11°C e as máximas não devem passar de 14°C. Na região de fronteira com o Paraguai, os termômetros registraram mínimas de 8°C e máximas de 12°C. Em Anaurilândia, localizada na região leste, a variação de temperatura é de 14°C a 19°C.
No Bolsão, Paranaíba amanheceu com 15°C e pode chegar aos 28°C durante a tarde, enquanto em Três Lagoas, também na mesma região, a mínima foi de 16°C e a máxima prevista é de 24°C. No norte do Estado, Coxim e Camapuã registraram mínimas de 15°C e 14°C, respectivamente, com máximas previstas de 23°C em ambas as localidades.
Na região pantaneira, Corumbá registrou mínimas de 11°C pela manhã, com máximas previstas de 15°C ao longo do dia. Em Aquidauana, os termômetros variaram entre 13°C e 17°C. Porto Murtinho, situada na região sudoeste, registrou temperaturas entre 11°C e 14°C.
Essa mudança brusca no clima é resultado da frente fria que chegou ao Estado, trazendo uma combinação de ar frio e úmido que deve persistir ao longo da semana. Os moradores de Mato Grosso do Sul podem esperar mais dias de frio, aumento da nebulosidade e chuvas intermitentes em diversas regiões.