Incêndios no Pantanal queimam área equivalente a 9 campos de futebol por minuto em junho

Estiagem e mudanças climáticas antecipam temporada de fogo, que já devastou 763,2 mil hectares este ano

08/07/2024 00h00 - Atualizado em 13/07/2024 às 20h18

Por Lauren Netto

Entre 1º e 30 de junho, os incêndios no Pantanal devastaram 407,1 mil hectares, de acordo com o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LASA-UFRJ). Isso equivale a uma área de nove campos de futebol queimados por minuto no bioma, que abrange os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

O LASA informa que, em junho, o bioma perdeu mais de 13,5 mil hectares por dia, 565,3 hectares por hora, o que representa 9,4 hectares por minuto. Nem em 2020, quando incêndios consumiram 26% do Pantanal, houve tantos focos de incêndio como em junho de 2024.

Este foi o mês de junho com o maior número de focos de incêndio de toda a série histórica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que começou em 1998.

Até agora, em 2024, 763,2 mil hectares do bioma já foram queimados, sendo 595,5 mil hectares em Mato Grosso do Sul e 167,5 mil em Mato Grosso. Junho concentrou 53,3% dos incêndios registrados nos últimos sete meses.

Tradicionalmente, a temporada de fogo no Pantanal inicia entre o final de julho e o início de agosto, período mais seco do inverno. Contudo, este ano, a estiagem prolongada e as mudanças climáticas anteciparam o período de incêndios, segundo especialistas.

Doze fazendeiros do Pantanal estão sob investigação do Ministério Público por serem proprietários de imóveis rurais onde os focos de incêndio começaram. As causas do fogo ainda não foram identificadas, mas se for provado que houve intenção criminosa, os proprietários poderão responder por crime ambiental.

A investigação está sendo conduzida pelo Ministério Público do Mato Grosso do Sul, em um grupo criado para apoiar as investigações sobre incêndios ilegais no Pantanal. Promotores atuam com a ajuda de satélites que monitoram e identificam os pontos de fogo.

Entre as fazendas identificadas, quatro já tinham envolvimento em incêndios no Pantanal em anos anteriores.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp