95% dos medicamentos do Programa Farmácia Popular estão acessíveis gratuitamente com nova atualização

Benefício pode representar economia de até R$ 400 por ano para os usuários

08/07/2024 00h00 - Atualizado em 10/07/2024 às 21h57

Por Andrella Okata

O Programa Farmácia Popular ampliou sua oferta para incluir 95% dos medicamentos e insumos de forma gratuita, a partir da última quarta-feira (10). O Ministério da Saúde anunciou que remédios essenciais para tratamento de colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma, rinite, entre outros, já estão disponíveis sem custos em unidades credenciadas.

A iniciativa visa beneficiar aproximadamente 3 milhões de pessoas que já utilizam o programa. Segundo o Ministério da Saúde, essa mudança pode gerar uma economia média de até R$ 400 por ano para os usuários.

O PROGRAMA

O Farmácia Popular, criado em 2004, inicialmente oferecia 41 itens, incluindo medicamentos, fraldas e absorventes. Até então, apenas remédios para diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e anticoncepcionais eram distribuídos gratuitamente.

Anteriormente, o ministério subsidiava até 90% do valor de referência dos outros itens, e o cidadão arcava com o restante, conforme a política de preços das farmácias. Com a atualização, 39 dos 41 itens disponíveis agora podem ser retirados sem custos.

O Farmácia Popular está presente em 85% dos municípios brasileiros, abrangendo cerca de 4,7 mil cidades, com mais de 31 mil estabelecimentos credenciados em todo o país. Estima-se que o programa possa atender 96% da população brasileira, com a meta de universalização cobrindo 93% do território nacional.

No ano passado, o programa foi expandido para incluir remédios para osteoporose e anticoncepcionais, e este ano absorventes foram adicionados para pessoas em vulnerabilidade e estudantes da rede pública. O governo federal também credenciou 536 novas farmácias, ampliando a cobertura especialmente em municípios atendidos pelo Programa Mais Médicos, com foco na redução de lacunas assistenciais.

CONFIRA ABAIXO A LISTA ATUALIZADA DE INSUMOS E MEDICAMENTOS DO FARMÁCIA POPULAR:


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp