Por Lauren Netto
Campo Grande se prepara para enfrentar uma onda de frio intensa neste final de semana, podendo se tornar a capital mais fria do Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para este sábado é de temperaturas mínimas de 9ºC e máximas de 25ºC. Grande parte de Mato Grosso do Sul está sob aviso de declínio de temperatura.
O alerta, publicado pelo Inmet no dia de ontem (12), entrou em vigor às 10h (horário de MS) e classifica a situação como de perigo potencial (grau amarelo), com leve risco à saúde. A previsão é de uma queda de temperatura entre 3ºC e 5ºC em relação aos dias anteriores.
Das 79 cidades do estado, 73 estão incluídas no aviso, com exceção de alguns municípios no extremo leste, que não serão afetados até as 8h de domingo (14). O alerta também se estende para outros estados, incluindo Acre, Rondônia, Mato Grosso, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
Neste ano, de acordo com levantamento da reportagem baseado nos dados do Inmet, Campo Grande registrou temperaturas abaixo dos 10ºC em duas ocasiões no final de maio - 9,5ºC no dia 29 e 8,9ºC no dia 30. Nos últimos três dias, as mínimas ficaram ligeiramente acima dos 10ºC.
Para este sábado (13), a previsão é de 9ºC, colocando Campo Grande no foco de um dos finais de semana mais frios do ano.