Por Andrella Okata
O comércio de Mato Grosso do Sul tem previsão de movimentação de R$ 349,88 milhões na economia do Estado no Dia dos Pais, de acordo com uma pesquisa de intenção de compras divulgada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF MS) em parceria com o Sebrae MS. Desses valores, R$ 148,30 milhões serão destinados à compra de presentes e R$ 201,58 milhões às comemorações.
A pesquisa, realizada entre 24 e 29 de junho em oito municípios do Estado (Bonito, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Ladário, Ponta Porã e Três Lagoas), revela uma expectativa de gastos menores em comparação ao ano passado, com uma redução de 7%. O gasto médio total estimado é de R$ 412,97 por consumidor, sendo que 50,23% dos entrevistados planejam presentear seus pais ou figuras paternas.
Edison Araújo, presidente do Sistema Fecomércio MS, ressalta a importância de os empresários estarem atentos ao comportamento do consumidor. “A pesquisa mostra que 54% dos entrevistados buscam qualidade do produto, e 27% vão comprar o presente preferido do homenageado. Então, é o momento de atender esse cliente com assertividade desde o momento em que ele entra na sua loja até o pós-venda”, afirma Araújo.
A economista do IPF MS, Regiane Dedé de Oliveira, destaca que entender as preferências dos consumidores é essencial, especialmente no que diz respeito às formas de pagamento. “64% dos entrevistados afirmam que preferem pagar à vista com desconto. Então, é o momento de criar conexão com os clientes, fidelizar e mostrar as opções, para que eles voltem depois”, sugere Oliveira. Além disso, 86% dos entrevistados afirmaram que irão comprar presencialmente.
Entre os que pretendem presentear, as roupas lideram as preferências (42%), seguidas por perfumes e cosméticos (24%) e calçados (21%). Paulo Maciel, analista-técnico do Sebrae/MS, vê o Dia dos Pais como uma excelente oportunidade para os empresários aumentarem suas receitas e fortalecerem a economia local. "A preparação para este período deve começar semanas antes, com os comerciantes atentos às tendências e desejos dos consumidores. Estratégias bem planejadas e criatividade são essenciais", comenta Maciel. Ele também sugere a criação de pacotes promocionais e descontos em produtos populares, além de experiências diferenciadas para atrair clientes.
A pesquisa aponta ainda que 87% dos entrevistados planejam comemorar a data com uma refeição especial, reforçando a importância do Dia dos Pais para o comércio local e para as celebrações familiares.