Aplicativo "Providências de Saúde" facilita solicitação de cirurgias e remédios em MS

O aplicativo já está disponível para download e visa acelerar processos de saúde pública no Estado

17/07/2024 00h00 - Atualizado em 17/07/2024 às 16h51

Por Andrella Okata

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) lançou um aplicativo inovador para acelerar o atendimento e prestação de serviços ligados à saúde pública. O app "Providências de Saúde", disponível no "TJMS Mobile", foi apresentado na última terça-feira (16) e já pode ser baixado em plataformas digitais.

A ferramenta permite aos usuários solicitar medicamentos, agendar consultas e resolver problemas específicos junto à Justiça de Mato Grosso do Sul. Os cidadãos recebem uma resposta sobre o andamento de seus pedidos em até três dias úteis.

Além de facilitar o acesso a medicamentos não fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a realização de cirurgias, o aplicativo também visa resolver conflitos de maneira mais eficiente. O TJMS preparou uma equipe de mediadores para intermediar entre as partes, evitando a judicialização de processos.

O serviço já conta com a adesão de várias operadoras de saúde, incluindo Unimed Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá; Unisaúde; Geap; Cassems; e Associação Beneficente Santa Casa.

O desembargador Nélio Stábile, coordenador do Comitê Estadual de Saúde, destacou a importância do app para a resolução de conflitos relacionados às demandas de saúde. “Ainda existe uma grande tendência à judicialização quando, por exemplo, as pessoas precisam de algum medicamento que não está na lista dos fornecidos pelo poder público, ou uma cirurgia, têm que procurar um advogado ou a Defensoria Pública para ingressarem com uma ação. Para evitar que isso aconteça, estamos desenvolvendo esses mecanismos para auxiliar a sociedade, como o acesso online ao Judiciário para intermediar entre as partes. Além disso, estamos preparando nossos servidores para atuarem como mediadores nas questões de saúde. É uma forma de resolver a questão de uma forma mais célere”, afirmou Stábile.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp