Por Andrella Okata
A Associação Sul-mato-grossense de Criadores de Nelore (Nelore MS) lançou oficialmente a Expogenética 2024, que visa movimentar cerca de R$ 20 milhões entre pecuaristas, empresários e investidores do agronegócio.
O evento, a ser realizado de 30 de outubro a 10 de novembro no Parque de Exposições Laucídio Coelho em Campo Grande - MS, contará com 10 leilões de reprodutores, matrizes e sêmen, além de um shopping de animais ao vivo e palestras sobre melhoramento genético e nutrição animal. Entre as atrações também estão shows, parque de diversões e uma etapa do rodeio PBR.
Segundo Paulo Matos, presidente da Nelore MS, a Expogenética é uma oportunidade para destacar os avanços da genética sul-mato-grossense em 50 anos de trabalho. "Durante a feira iremos também apresentar o melhoramento genético da raça nelore para embaixadas dos países que possuem relação comercial com o Brasil e principalmente com Mato Grosso do Sul fazer com que essa genética seja democratizada e ressaltar o trabalho sério e competente do produtor da raça nelore de MS da porteira para dentro", afirmou.
O evento também terá um enfoque internacional, apresentando o melhoramento genético para embaixadas de países parceiros do Brasil. Atualmente, Mato Grosso do Sul possui um rebanho bovino de corte significativo, predominantemente da raça nelore, adaptada às condições climáticas e geográficas da região.