Campo Grande, Dourados e Ponta Porã receberão centros comunitários anti-violência no novo PAC

Iniciativa visa enfrentar a violência por meio de políticas sociais e inclui investimentos em saneamento e abastecimento de água

25/07/2024 00h00 - Atualizado em 26/07/2024 às 19h07

Por Andrella Okata

Na mais recente fase do Novo PAC, Mato Grosso do Sul será beneficiado com a instalação de centros comunitários anti-violência nas cidades de Campo Grande, Dourados e Ponta Porã. O projeto, parte do programa Convive – Centros Comunitários pela Vida, é uma das ações prioritárias do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci II), e visa combater a violência por meio de políticas sociais integradas.

Nesta sexta-feira (26), o Governo Federal anunciou investimentos totais de R$ 41,7 bilhões em 899 empreendimentos espalhados pelos 26 estados e pelo Distrito Federal, além de 488 municípios e 1 consórcio. Esses recursos foram alocados com base nas maiores necessidades identificadas nos eixos do Novo PAC, que também inclui projetos de esgoto sanitário para 10 cidades e abastecimento de água para Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas.

ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA

O Convive será implementado nas três cidades com maior índice de violência no estado, conforme dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) para o biênio 2021/2022. O projeto visa reduzir as mortes violentas e promover a segurança através de centros que oferecerão serviços em áreas como Educação, Cultura, Esportes, Emprego e Renda, Assistência Social, Saúde e Promoção de Direitos.

INVESTIMENTOS EM ÁGUA E SANEAMENTO

O programa "Água para Todos" irá beneficiar Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas, com destaque para a Aldeia Jaguapiru, que enfrenta graves problemas de acesso a água potável. A meta é alcançar 100% da população com água limpa até 2030, antecipando-se ao prazo estipulado pelo Marco Legal do Saneamento Básico, que é 2033.

Além disso, dez municípios serão contemplados com projetos de esgotamento sanitário, incluindo Bandeirante, Bela Vista, Cassilândia, Corguinho, Costa Rica, Glória de Dourados, Jaraguari, Paraíso, Rochedo e São Gabriel do Oeste. O valor inicial previsto para a primeira etapa do projeto de Esgotamento Sanitário Urbano é de R$ 9,7 bilhões para todo o país.

OUTRAS INICIATIVAS DO NOVO PAC EM MS

O Novo PAC também inclui importantes investimentos em Mato Grosso do Sul, como a construção do contorno viário de Três Lagoas, que está em andamento com conclusão prevista para 2025; a adequação da BR-267 entre Alto Caracol e Porto Murtinho, que faz parte da Rota Bioceânica; e o desenvolvimento de infraestrutura como o aeroporto de Dourados e a dragagem da Hidrovia do Rio Paraguai.

Outras iniciativas incluem a modernização da usina de etanol de segunda geração de Caarapó, a construção de uma termelétrica movida a biomassa da Suzano em Ribas do Rio Pardo, além de investimentos em habitação popular, educação e expansão das redes de telecomunicações 4G e 5G.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp