Por Andrella Okata
O Brasil subiu do 20° para o 17° lugar dos passaportes mais fortes do mundo, agora permitindo entrada em 171 países e territórios sem visto, mesmo patamar da Argentina e Andorra.
O levantamento é da consultoria global de vistos e cidadanias Henley & Partners, que utiliza dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).
Cingapura conquistou o primeiro lugar no ranking de passaportes mais fortes do mundo em 2024, permitindo a entrada sem visto em 195 países e territórios.
Este é um recorde histórico, superando o Japão, que em 2023 liderou a lista com acesso a 193 localidades sem a necessidade de visto.
A segunda posição no ranking é compartilhada por França, Alemanha, Itália, Japão e Espanha, cujos passaportes permitem acesso a 192 países. Já o terceiro lugar é ocupado por Áustria, Finlândia, Irlanda, Luxemburgo, Países Baixos, Coreia do Sul e Suécia, com entrada liberada em 191 locais.
No outro extremo da lista, o Afeganistão permanece com o passaporte menos poderoso do mundo, oferecendo acesso sem visto a apenas 26 países, uma situação que se mantém há vários anos.