Por Andrella Okata
Na próxima segunda-feira (5), 28 municípios de Mato Grosso do Sul estarão aptos a receber o sinal de tecnologia 5G, conforme anunciado pelo Ministério das Comunicações. A liberação da faixa de 3,5 GHz para as estações de 5G standalone marca um passo importante na expansão da tecnologia, que visa melhorar a transmissão de dados móveis.
No entanto, o Ministério esclareceu que a disponibilidade da faixa não garante a instalação imediata das redes 5G em todas as localidades. A ativação das novas estações dependerá do planejamento e da implementação individual de cada prestadora de serviço.
No Brasil, um total de 4.808 municípios terá acesso à faixa de 3,5 GHz, abrangendo aproximadamente 197 milhões de brasileiros, o que representa mais de 92% da população do país. Os municípios de Mato Grosso do Sul que estarão prontos para receber o 5G incluem Alcinópolis, Amambai, Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Aral Moreira, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Camapuã, Cassilândia, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Coxim, Eldorado, Figueirão, Iguatemi, Japorã, Maracaju, Mundo Novo, Paranhos, Pedro Gomes, Rio Negro, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru e Taquarussu.
O 5G, a quinta geração da telefonia móvel, promete revolucionar a forma como dados são transmitidos e recebidos em redes móveis, substituindo o 4G e o 3G. No entanto, a transição para essa nova tecnologia será gradual no Brasil.
Desde 2020, Campo Grande tem se preparado para a chegada do 5G, seguindo a lei complementar nº 447, que estabelece normas para a instalação das estações transmissoras de radiocomunicação, regulamentadas pela Anatel.
Para quem utiliza antenas parabólicas, é necessário adaptar os equipamentos para evitar possíveis interferências com o sinal 5G. Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal podem solicitar um kit gratuito para a adaptação através da Siga Antenado.
LINK|-|https://www.sigaantenado.com.br|-|CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES