Oferta de leite aumenta e preço registra alta em junho

Produção de leite se recupera e importações sobem 22% em junho, apesar da alta nos preços

30/07/2024 00h00 - Atualizado em 30/07/2024 às 19h42

Por redação

O preço do leite captado em junho registrou uma alta de 1,3% em relação ao mês anterior, subindo para R$ 2,7524 por litro, segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP. Embora o valor tenha aumentado pelo oitavo mês consecutivo, a elevação foi a menor desde o início do ano. Em comparação com junho de 2023, a média de preços é 3,25% maior, e desde janeiro, o avanço real acumulado é de 32,1%. No entanto, a média do primeiro semestre, de R$ 2,46 por litro, ficou 14,3% abaixo da registrada no mesmo período do ano passado, considerando a deflação pelo IPCA de junho.

A desaceleração no ritmo de valorização do leite é atribuída ao aumento inesperado na oferta nacional. Apesar dos desafios, como o atraso da safra no Sul e a seca no Sudeste e no Centro-Oeste, a produção de leite se recuperou devido aos investimentos na nutrição do rebanho. O Índice de Captação Leiteira (ICAP-L) do Cepea subiu 4,14% em junho, impulsionado pelo crescimento médio de 7,2% nos estados do Sul e de cerca de 2% nos demais estados da "Média Brasil".

Adicionalmente, as importações de lácteos aumentaram 22% de maio para junho, atingindo cerca de 182 milhões de litros em equivalente leite, conforme dados da Secex. Embora essa quantidade seja quase 14% menor do que a registrada no mesmo período do ano passado, as importações no primeiro semestre estão 1,4% acima das do ano anterior.

A dificuldade das indústrias em manter margens de lucro contribuiu para a desaceleração no ritmo de valorização do leite cru. Dados do Cepea e da OCB indicam aumentos nos preços médios do UHT (+6,6%), da muçarela (+4,1%) e do leite em pó fracionado (+2,5%) em São Paulo durante junho. No entanto, esses aumentos ocorreram principalmente na primeira quinzena do mês, com pressão crescente dos canais de distribuição na segunda metade.

Apesar da tendência sazonal sugerir uma continuidade da alta nos preços ao produtor até agosto, as condições atuais do mercado indicam que o terceiro trimestre pode trazer uma redução nos preços do leite cru.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp