Por Lauren Netto
Uma massa de ar frio avança sobre Mato Grosso do Sul a partir desta quarta-feira, provocando uma queda acentuada nas temperaturas, especialmente no extremo sul e sudoeste do Estado. O fenômeno conhecido como "mínima invertida" fará com que as temperaturas mais baixas ocorram no final do dia, em vez de durante a manhã.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a frente fria já começa a afetar cidades como Amambai, Antônio João, Aral Moreira e Dourados. O alerta do Inmet também prevê a possibilidade de chuvas nas regiões sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul entre hoje e amanhã.
Enquanto a quarta-feira ainda será quente na maior parte do Estado, com máximas chegando a 37ºC em Coxim e 36ºC em Corumbá, a mudança será drástica a partir de quinta-feira. Em Campo Grande, onde a temperatura matinal é de 23ºC, a máxima de hoje deve alcançar 34ºC, mas na quinta-feira a temperatura não deve passar dos 25ºC. Na sexta-feira, a mínima pode cair para entre 11ºC e 13ºC.
Em outras cidades, como Ponta Porã e Dourados, a temperatura também apresentará uma queda significativa. Ponta Porã registrará uma mínima de 15ºC até o final da noite, enquanto Dourados verá a mínima chegar aos 9ºC. Porto Murtinho, no sudoeste do Estado, terá uma mínima de 14ºC.
A previsão aponta que as temperaturas vão continuar baixando ao longo do fim de semana, trazendo um alívio para o calor que tem predominado na região.