Por redação
A Câmara Municipal de Caracol, em Mato Grosso do Sul, decidiu nesta segunda-feira reprovar as contas de 2017 do ex-prefeito Manoel Viais (PP), contrariando o parecer favorável emitido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Com a decisão, tomada por sete votos a dois, Viais, que é pré-candidato à prefeitura, pode ficar inelegível.
Apesar do TCE recomendar a aprovação das contas, a Câmara formou uma comissão para analisar o caso e, mesmo após Viais recorrer e apresentar sua defesa, manteve a reprovação. Os vereadores alegaram que o regimento interno não prevê a oitiva de testemunhas, o que justificaria a rejeição da defesa apresentada pelo ex-prefeito.
Em resposta à decisão, Viais criticou duramente a atitude da Câmara, e disse ter sido surpreendido por um ato ilegal da mesma que, sem dar chance de defesa, reverteu um parecer técnico emitido em 2017. Segundo ele, a decisão representou um abuso de autoridade e violou suas garantias constitucionais, já que não teve o direito à plena defesa.
Mesmo diante da possibilidade de inelegibilidade, Viais demonstrou confiança em sua candidatura. "Podem ter certeza, venceremos às eleições municipais de 2024 e vamos dar um basta nas injustiças e ilegalidades que vem sendo praticadas no Município de Caracol/MS", concluiu.