Estudante concorre ao ‘Prêmio Nobel dos estudantes’ com projeto de IA que ajuda a detectar autismo

Com apenas 17 anos, Millena Xavier já é Forbes Under 30, fundou organização que apoia estudantes em olimpíadas e está desenvolvendo ferramenta para triagem de TEA

08/08/2024 00h00 - Atualizado em 08/08/2024 às 19h43

Por redação

“Eu me vejo como uma cientista empreendedora”, afirma Millena Xavier, uma jovem de apenas 17 anos que figura entre os 50 finalistas do Global Student Prize 2024, um prêmio que é frequentemente comparado ao "Prêmio Nobel dos estudantes".

O que impulsiona a trajetória de Millena é a combinação de sua paixão pela ciência com um forte espírito empreendedor. Essa junção foi o que a destacou entre os 11 mil candidatos de 176 países.

Reconhecida pela lista Forbes Under 30 de 2023, Millena é a fundadora da Prep Olimpíadas, uma organização dedicada a apoiar estudantes que desejam alavancar suas carreiras por meio da participação em olimpíadas estudantis.

Agora, com o braço de inteligência artificial da Prep, Millena está desenvolvendo um projeto promissor: uma IA que visa tornar o diagnóstico de autismo mais acessível.

Inteligência Artificial no Diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA)

“A maioria das pessoas pensa que IA não pode diagnosticar o autismo, mas não é sobre isso. Estamos falando de uma triagem para o diagnóstico. É uma ferramenta para que pessoas com difícil acesso possam explorar a possibilidade e aprender mais, buscando um médico mais cedo e descobrindo o transtorno mais rapidamente”, explica Millena.

A inspiração para o projeto surgiu após um amigo ser diagnosticado com neurodivergência aos 18 anos. Determinada, Millena mergulhou em estudos aprofundados sobre o TEA, consultando médicos, especialistas e realizando pesquisas científicas na área.

A ferramenta em desenvolvimento será um chat de IA, utilizando machine learning para fazer perguntas e identificar possíveis traços de autismo.

O "Nobel dos Estudantes" no Horizonte

O Global Student Prize é promovido em parceria pela Chegg.org e a Varkey Foundation, instituições americanas focadas em educação e impacto social.

Como um "spinoff" do Global Teacher Prize, o Global Student Prize é realizado anualmente, aberto a estudantes com mais de 16 anos, com o objetivo de destacar jovens que causam impacto na educação e na sociedade.

* Em setembro, serão anunciados os 10 finalistas, e, no final do ano, um deles será escolhido como o vencedor.
* Caso ganhe, além de receber um prêmio de US$ 100 mil, Millena se tornará a primeira mulher e a primeira brasileira a conquistar essa honra.

“Esse prêmio é importante por sua representatividade. Nenhum brasileiro venceu até agora, e só de estar entre os 50 finalistas já é muito significativo para mim. É uma honra representar meu país”, declara.

O Espírito Empreendedor na Trajetória Estudantil

A paixão de Millena por olimpíadas estudantis começou após participar da cerimônia de premiação de uma olimpíada de astronomia. Porém, sua escola não oferecia o apoio necessário para investir nessa área.

Não se deixando abater, Millena aproveitou a flexibilidade proporcionada pela pandemia de Covid-19 para participar sozinha de diversas olimpíadas.

Determinação foi sua marca: ela até se mudou de estado para estudar em uma instituição federal que oferecesse os recursos necessários para sua jornada.

Assim nasceu a Prep, inicialmente com reuniões por vídeo chamada. A organização cresceu e hoje já palestrou em mais de 200 escolas, proporcionando a outros estudantes as oportunidades que Millena conquistou.

“Eu diria que a Prep Olimpíadas evoluiu junto comigo. Hoje, atuo na diretoria e no conselho, e gosto de organizar novas iniciativas. Acho que elas sempre precisam de um toque do fundador”, comenta.

No futuro, Millena se vê fundando uma fintech, uma healthtech ou uma edtech. Para ela, o empreendedorismo e a ciência sempre caminharão lado a lado.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp