Por Lauren Netto
Nesta quinta-feira, Campo Grande acordou sob uma densa neblina de fumaça, vinda das queimadas em Corumbá, a mais de 400 km de distância. A cidade foi invadida por um forte cheiro de queimado, destacando a gravidade da situação, que ocorre justamente na véspera da chegada de uma frente fria que pode trazer chuva e, com isso, aliviar o cenário atual.
A massa de ar frio que se aproxima de Mato Grosso do Sul já começou a influenciar as temperaturas na região sul do estado, onde cidades como Ponta Porã registram 16ºC nesta manhã, com previsão de mínimas de até 2ºC para o sábado. Em Campo Grande, a temperatura registrada foi de 22ºC, com uma máxima que não deve ultrapassar os 25ºC durante o dia. A partir da madrugada, os termômetros devem marcar 12ºC, e a mínima prevista para o sábado é de 4ºC, com uma máxima de 20ºC. O domingo promete ser um pouco mais ameno, com temperaturas variando entre 8ºC e 24ºC. Enquanto isso, Maracaju, a cerca de 159 km da capital, já amanheceu sob uma leve chuva.
Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), a chegada da frente fria deve intensificar a nebulosidade, trazendo chuvas e até tempestades em algumas áreas.
As temperaturas máximas esperadas para esta quinta-feira variam entre 16ºC em Ponta Porã e Porto Murtinho, 18ºC em Bonito, 19ºC em Naviraí, 20ºC em Dourados e Corumbá, 22ºC em Maracaju e Ivinhema, 23ºC em Aquidauana, 31ºC em Três Lagoas, 32ºC em Coxim e 34ºC em Paranaíba.
Na manhã de sexta-feira, o frio deve ser ainda mais intenso, com mínimas de 6ºC em Sete Quedas e Paranhos, 7ºC em Amambai, 9ºC em Dourados, 10ºC em Bonito e Maracaju, 11ºC em Porto Murtinho, 12ºC em Corumbá e 16ºC em Três Lagoas, prometendo um fim de semana gelado para os sul-mato-grossenses.