Por Lauren Netto
O Hemosul de Campo Grande está com o banco de sangue reduzido e solicita urgentemente doações, especialmente do tipo 'O Positivo', que é o mais comum e amplamente utilizado em transfusões. O estoque ideal para esse tipo sanguíneo é de 245 bolsas, mas atualmente o centro de hemoterapia conta com apenas 21 bolsas.
Para ajudar, a instituição convoca a população para realizar doações. É necessário atender aos seguintes critérios para ser um doador:
• Apresentar um documento oficial com foto;
• Estar saudável, bem descansado e alimentado;
• Ter entre 16 e 69 anos (adolescentes de 16 e 17 anos podem doar com autorização dos responsáveis);
• Pesar no mínimo 51 kg;
• A primeira doação deve ser realizada até os 60 anos, 11 meses e 29 dias.
Há restrições para doadores, incluindo pessoas com histórico de hepatite após 11 anos, doença de chagas, câncer, sífilis, HIV, ou que compartilham seringas e utilizam drogas injetáveis ilícitas. Também é necessário aguardar períodos específicos para doar após alguns procedimentos e condições, como transfusões, tatuagens, ou infecções.
O Hemosul está localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304, no centro de Campo Grande, e atende de segunda a sábado, das 7h às 17h. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (67) 3312-1500.