Por Lauren Netto
Os entusiastas da astronomia terão um espetáculo celeste imperdível neste fim de semana com a chuva de meteoros Perseidas, que alcançará seu pico na madrugada de segunda-feira (12/8). No entanto, o fenômeno pode ser observado em quase todo o Brasil ao longo do fim de semana, que começou no último sábado (10/8) e continuará até domingo (11/8).
As Perseidas são formadas por fragmentos do cometa Swift-Tuttle e são visíveis anualmente nesta mesma época. O nome "Perseidas" deriva da constelação de Perseu, onde a chuva parece se originar.
Este fenômeno ocorre quando a Terra atravessa uma região rica em detritos de cometas. Ao entrar em contato com a atmosfera a altas velocidades, esses fragmentos se incendeiam e criam rastros luminosos no céu. Para assistir ao espetáculo, os observadores devem direcionar o olhar para a constelação de Perseu, que aparece perto do horizonte norte. O melhor momento para ver os meteoros será entre 4h e 5h da manhã, antes do amanhecer.
Embora o pico da chuva de meteoros aconteça na madrugada de segunda-feira, é possível observar alguns meteoros antes, durante o fim de semana. A Região Norte do Brasil terá as melhores condições de visualização, mas outras regiões também poderão desfrutar do espetáculo. Segundo o Observatório Nacional, para uma melhor visualização, é aconselhável estar em locais com baixa luminosidade e céu limpo, longe das luzes urbanas.