Por Lauren Netto
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, estará em Campo Grande nesta quarta-feira (14), acompanhada de Márcio Macedo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e da ministra Cida Gonçalves, do Ministério das Mulheres. O objetivo é participar da quarta plenária do Plano Clima Participativo, que tem como foco o bioma Pantanal. O encontro faz parte de uma série de oito reuniões presenciais que visam envolver a sociedade civil na formulação da política climática do país até 2035.
As plenárias, que já passaram por Brasília, Recife e Teresina, são organizadas pelo Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM), em parceria com a Rede Clima e o Fórum Brasileiro de Mudança do Clima. O evento em Campo Grande será realizado no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, a partir das 16h, com uma coletiva de imprensa marcada para as 15h30.
O Plano Clima Participativo se concentra em dois pilares principais: a redução das emissões de gases de efeito estufa e a adaptação de cidades e ecossistemas às mudanças climáticas. As propostas discutidas nas plenárias poderão ser incluídas na primeira versão do documento, que será apresentado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na COP 29, em novembro, no Azerbaijão. O resultado final do plano será apresentado na COP 30, que ocorrerá em Belém, Pará, no próximo ano.