Por Andrella Okata
O município de Dourados, pioneiro na vacinação contra a dengue, está mobilizando a população para receber a segunda dose do imunizante. A Secretaria Municipal de Saúde (Sems) convocou mais de 45 mil moradores que ainda não completaram o ciclo vacinal. A campanha visa aumentar o índice de imunização e garantir a proteção contra a doença.
O ‘Dia D’ da vacinação ocorrerá no próximo sábado, 17 de agosto, em sete Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Pronto Atendimento Médico (PAM). As UBS participantes são Seleta, Santo André, Vila Rosa, Maracanã, Jóquei Clube, Idelfonso e Parque do Lago, onde a vacinação será realizada das 7h às 16h. O PAM funcionará das 7h às 17h para atender a demanda.
De acordo com a Anvisa e o laboratório japonês fabricante do imunizante, a eficácia da vacina contra a dengue atinge, em média, 85% por até cinco anos apenas após a aplicação da segunda dose, que deve ser feita três meses após a primeira.
O diretor de Vigilância em Saúde, Devanildo de Souza, destaca a importância de completar o ciclo vacinal para garantir a proteção efetiva contra a dengue. "A segunda dose é fundamental para que a proteção contra a dengue seja efetiva e por isso o retorno aos pontos de vacinação três meses após a primeira dose é primordial", afirma Souza.