Por redação
Mato Grosso do Sul está no centro das atenções da Polícia Federal, que investiga 40 inquéritos relacionados a crimes eleitorais no estado. Os dados, extraídos do recém-lançado painel BI Eleições, uma ferramenta de dados abertos, permitem que qualquer cidadão acompanhe em tempo real as estatísticas detalhadas dos casos em apuração no âmbito da PF.
Entre os casos investigados, 14 envolvem falsidade ideológica, 11 tratam de inscrições fraudulentas de eleitores, seis são por compra de votos, e quatro por difamação durante a propaganda eleitoral. Além disso, outros quatro inquéritos apuram apropriação indevida de bens ou recursos por candidatos ou administradores financeiros de campanhas.
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, destacou a importância da transparência proporcionada pela nova ferramenta. "Nos dias que antecedem as eleições, os dados serão atualizados a cada hora, permitindo que qualquer cidadão saiba o que aconteceu a partir de uma denúncia, como o caso foi encaminhado e quais providências foram tomadas pela Polícia Federal", explicou.
Apesar da divulgação dos dados, os nomes dos envolvidos nas investigações não são revelados, preservando a identidade dos investigados enquanto os processos estão em curso. A iniciativa reflete um esforço para aumentar a transparência e a confiança no processo eleitoral, especialmente em um momento em que a lisura das eleições é foco de atenção nacional.
LINK|-|https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiZjBhMDkyY2UtMjY1Zi00Mjg5LTgyNjUtNjYyZmQyNzNiMzdiIiwidCI6IjU2YzFlMmZiLTg3YzEtNGRlMC1hNmFjLWQwNTY2YzA4Y2U2NiJ9 |-|CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O PAINEL