Por Lauren Netto
Nesta sexta-feira (30), a Receita Federal fará o pagamento do quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2024. Serão beneficiados cerca de 5,3 milhões de contribuintes, que receberão um total de R$ 6,87 bilhões. Este lote também abrange restituições residuais de anos anteriores e inclui aproximadamente 47 mil contribuintes do Rio Grande do Sul.
Os valores serão creditados ao longo do dia, diretamente nas contas bancárias ou chaves Pix (do tipo CPF) informadas na declaração do Imposto de Renda. Ao contrário dos lotes anteriores, a maior parte deste valor será destinada a contribuintes que não possuem prioridade legal no reembolso.
Entre os beneficiados, 4,9 milhões de contribuintes não se enquadram em nenhuma categoria de prioridade. No entanto, em virtude das enchentes que atingiram o sul do país em maio deste ano, cerca de 47 mil gaúchos foram incluídos na lista de prioridades.
A lista de prioridades também inclui 261 mil contribuintes que informaram chave Pix do tipo CPF ou utilizaram a declaração pré-preenchida, 84 mil pessoas com idade entre 60 e 79 anos, 27 mil professores, 15 mil idosos com mais de 80 anos e 7 mil portadores de deficiência ou doenças graves.
Os contribuintes que desejarem verificar se estão incluídos no lote podem consultar a página da Receita Federal na internet, acessando a seção "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, "Consultar a Restituição". A consulta também pode ser realizada via aplicativo da Receita Federal disponível para tablets e smartphones.
Em caso de não recebimento da restituição na conta indicada, o valor ficará disponível por até um ano no Banco do Brasil, podendo ser resgatado mediante agendamento pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento do banco. Após esse período, o contribuinte deverá solicitar o valor através do Portal e-CAC, na seção "Declarações e Demonstrativos".