Vereador Tiago Vargas tem candidatura rejeitada pela Justiça Eleitoral

Decisão judicial impede Tiago Vargas de disputar reeleição devido a inelegibilidade e multa eleitoral

01/09/2024 00h00 - Atualizado em 05/09/2024 às 15h43

Por redação

A Justiça Eleitoral de Campo Grande indeferiu o registro de candidatura do vereador Tiago Vargas (PP), impedindo-o de disputar a reeleição. Conforme o sistema DivulgaCand, onde constam os registros de candidatos, Vargas já aparece como "inapto" devido à inelegibilidade prevista na Lei Complementar 64/90.

A decisão judicial, baseada em pedido da promotora Grázia Strobel, destacou que a inelegibilidade de Vargas decorre de sua demissão do cargo de agente de polícia, o que, segundo a promotora, revela incompatibilidade moral para o exercício de um novo mandato. Além disso, Vargas não quitou uma multa eleitoral de 2022, relacionada a propaganda irregular contra o então candidato Capitão Contar.

Em sua defesa, Vargas argumentou que vinha pagando as parcelas da multa até agosto, apresentando comprovantes para contestar o pedido de impugnação feito pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). A coligação do candidato já anunciou que vai recorrer da decisão, o que manterá os votos de Vargas sub júdice até a conclusão do processo.

A promotora Strobel reforçou que não há qualquer decisão judicial suspendendo a inelegibilidade do candidato, tornando inviável sua candidatura até o julgamento final do recurso. Em 2022, Vargas chegou a ser eleito deputado estadual com 18.288 votos, mas não assumiu o cargo justamente por estar inelegível.

A decisão final sobre o recurso ainda está pendente, e até lá, os votos recebidos por Tiago Vargas permanecerão sub júdice.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp