Por Andrella Okata
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou a autorização de concursos públicos para um total de 810 vagas em duas importantes instituições ambientais do Brasil. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) terá 460 novas vagas, enquanto o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) contará com 350 oportunidades.
No Ibama, foram autorizadas 330 vagas para o cargo de analista ambiental e 130 para analista administrativo, ambos exigindo nível superior. Já o ICMBio abrirá 230 vagas para analista ambiental e 120 para analista administrativo, também para profissionais com graduação.
Agora, o Ibama e o ICMBio têm seis meses para organizar os concursos e publicar os editais, com um intervalo mínimo de dois meses entre a publicação e a aplicação das primeiras provas. A ocupação dos cargos está sujeita à homologação dos resultados e à disponibilidade orçamentária.
As contratações visam reforçar a atuação dos órgãos em áreas cruciais para a conservação ambiental no Brasil, num momento de crescente demanda por políticas públicas voltadas à preservação do meio ambiente.