Por Andrella Okata
O Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) está estudando a implementação de radares inteligentes com tecnologia doppler, capazes de detectar infrações a até 100 metros de distância. A novidade visa combater a prática comum de motoristas que reduzem a velocidade apenas quando se aproximam dos pontos de fiscalização.
Esses novos radares, já em operação em mais de 20 estados do Brasil, utilizam ondas eletromagnéticas que refletem nos veículos em movimento, permitindo a medição precisa da velocidade, mesmo que o condutor tente desacelerar ao passar pelo radar. Além de monitorar a velocidade, os aparelhos também registram infrações como avanço de sinal vermelho, uso de celular ao volante e parada em faixa de pedestres.
Segundo a empresa Velsis, responsável pelos equipamentos, os radares têm a capacidade de capturar infrações de veículos a até 100 metros antes e 50 metros após o ponto de instalação. A tecnologia pode, inclusive, identificar o número de ocupantes em um carro e detectar condutas ilegais de motociclistas, embora ainda sejam necessárias adaptações para registrar as placas traseiras das motos.
O Detran-MS confirmou que a análise de viabilidade técnica está em andamento, porém, destacou que a instalação desses radares requer estudos detalhados das condições locais, principalmente em relação à ausência de obstáculos visuais nas vias. O órgão ainda não definiu uma data para a possível implementação dos novos radares no estado.