Gabriela Mendonça fica em 6º lugar nos 100 metros em Paris 2024 e celebra conquista

Atleta sul-mato-grossense destaca emoção de disputar a final paralímpica; Rayane Soares conquista a prata para o Brasil

03/09/2024 00h00 - Atualizado em 03/09/2024 às 20h33

Por Andrella Okata

Gabriela Mendonça, atleta de Mato Grosso do Sul, conquistou o 6º lugar na final dos 100 metros da classe T13 nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, com o tempo de 12s67. A prova foi vencida pela azerbaijana Valiyeva Lamiya, que quebrou o recorde mundial ao marcar 11s76. A brasileira Rayane Soares da Silva garantiu a medalha de prata, estabelecendo um novo recorde sul-americano com 11s78. O bronze foi para a irlandesa Orla Comerford.

Emocionada, Gabriela Mendonça, de 26 anos, destacou em entrevista para a SporTV a felicidade por ter chegado à final, um sonho realizado após anos de dedicação e desafios. "Isso para gente é muito grandioso. Ver tanta gente para ver a gente. Vamos seguir trabalhando para estar em Los Angeles 2028. Eu voltei tem seis meses, estou muito feliz de ver onde cheguei. É muito gratificante. Estou muito feliz".

O técnico de Gabriela, Daniel Sena, expressou orgulho pelo desempenho da atleta, ressaltando que Paris 2024 representou uma virada na carreira de Gabriela. "Essa participação foi uma injeção de esperança e vitória na vida dela, então eu estou aqui torcendo muito por ela. Já mandei uma mensagem assim que terminou a prova, parabenizando e dizendo que realmente ela é guerreira. É o que a gente sempre conversava, resiliência, né, então isso é muito importante no dia a dia do atleta", afirmou.

Gabriela, que iniciou sua trajetória no atletismo aos 13 anos, enfrentou altos e baixos ao longo da carreira. Após um período de treinos em São Paulo, ela voltou a Campo Grande em 2021 e retomou o trabalho com o técnico Daniel Sena. A atleta relembra as dificuldades que quase a fizeram desistir do esporte, especialmente após ficar de fora da última edição dos Jogos Paralímpicos devido a uma mudança de categoria. No entanto, sua persistência a levou até Paris, onde agora celebra sua conquista e já mira os Jogos de Los Angeles 2028.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp