Exposição "Sofrência" traz homenagem à figura feminina e à cultura sertaneja em Campo Grande

Mostra de Art Naïf, com curadoria de Ulisses Carrilho, ocupa o Centro Cultural José Octávio Guizzo até outubro

03/09/2024 00h00 - Atualizado em 03/09/2024 às 20h11

Por Andrella Okata

A capital sul-mato-grossense recebe, a partir desta quinta-feira (5), a exposição "Sofrência", parte do projeto "Arte nas Estações", que chega ao Centro Cultural José Octávio Guizzo com uma proposta inovadora. Com curadoria de Ulisses Carrilho e idealização do gestor cultural carioca Fabio Szwarcwald, a mostra reúne 72 obras que exploram a figura feminina em diversos cenários, desde ambientes domésticos até momentos de interação social nas ruas.

Inspirada na música sertaneja, a exposição reflete o sentimento de "sofrência" popularizado por artistas como Marília Mendonça, Maiara & Maraísa e Cristiano Araújo. "A veia poética feminina da mostra tem como ponto de partida a canção 'Troca de Calçada', de Marília Mendonça, onde a artista dá voz ao eu lírico de uma trabalhadora do sexo", explica Carrilho. As paredes da galeria são adornadas com trechos de músicas sertanejas, criando um diálogo entre a arte visual e a poesia popular.

A exposição é a primeira de três que ocuparão os 200 m² do espaço expositivo até fevereiro de 2025. Ao todo, serão exibidas 262 obras de 25 artistas, parte do acervo do Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil (Mian), que já foi considerado o maior do gênero no mundo.

Além de democratizar o acesso à arte, o projeto "Arte nas Estações" também se destaca por suas ações educativas, que visam engajar a comunidade local com uma programação inclusiva e atividades de formação. O patrocínio master da Energisa e o apoio de diversas instituições foram fundamentais para trazer a mostra ao Mato Grosso do Sul.

A exposição "Sofrência" fica aberta ao público até 20 de outubro, com entrada gratuita. As próximas exposições do projeto, "A ferro e fogo" e "Entre o céu e a terra", serão realizadas entre 31 de outubro e 20 de fevereiro de 2025.

SERVIÇO:

• Local: Centro Cultural José Octávio Guizzo (Rua 26 de agosto, 453 – Centro, Campo Grande – MS, CEP: 79002-913)

• Data: 5 de setembro a 20 de outubro

• Horário de visitação: Terça a sábado, das 9h às 18h (quinta até 20h)

• Entrada: Gratuita e classificação livre

• Informações: (67) 3317-1795 | centrocultural.jog@gmail.com


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp