Inmet emite alerta para MS: umidade abaixo de 20% e altas temperaturas

A combinação de baixa umidade e calor intenso causa preocupações em Mato Grosso do Sul, com alerta do Inmet destacando riscos para a população e o meio ambiente

04/09/2024 00h00 - Atualizado em 04/09/2024 às 14h16

Por Lauren Netto

Na última terça-feira (3), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para Mato Grosso do Sul, indicando perigo devido à baixa umidade do ar. O alerta abrange também outros 14 estados e o Distrito Federal, com a umidade relativa do ar não superando 20% em várias regiões, o que pode elevar o risco de incêndios florestais e problemas de saúde.

Além de Mato Grosso do Sul, o aviso afeta Goiás, Tocantins, Mato Grosso, partes do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rondônia. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma umidade relativa do ar de cerca de 60% para o conforto e a saúde ideais, enquanto níveis abaixo de 12% são considerados de emergência.

A situação em Mato Grosso do Sul é agravada por uma onda de calor que tem provocado quedas significativas na umidade do ar. Em várias regiões do estado, a umidade tem caído abaixo de 12% durante as horas mais quentes do dia. Para esta semana, a previsão indica temperaturas mínimas entre 11ºC e 25ºC e máximas que podem alcançar de 29ºC a 41ºC, dependendo da região. Em Campo Grande, as mínimas devem variar entre 16ºC e 23ºC, com máximas entre 33ºC e 37ºC.

O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS (Cemtec) atribui essa condição a um sistema de alta pressão atmosférica que bloqueia a formação de nuvens, resultando em um clima quente e seco. Além disso, a previsão para quinta-feira (5) é de que a qualidade do ar se deteriore ainda mais devido à entrada de uma nova frente fria, que trará fumaça densa para Campo Grande e outras áreas do estado. Esta fumaça deve persistir durante toda a manhã, exacerbando os problemas relacionados à baixa umidade.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp