Por Andrella Okata
Na noite da última terça-feira (3), a Justiça Eleitoral decidiu pela aprovação da candidatura do deputado federal Humberto "Beto" Rezende Pereira (PSDB) à prefeitura de Campo Grande. A candidatura havia sido questionada por irregularidades nas contas de sua gestão como prefeito de Terenos, a 31 quilômetros da capital, que foram desaprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
A sentença, assinada pelo juiz Ariovaldo Nantes Corrêa, titular da 36ª Zona Eleitoral de Campo Grande, considerou improcedentes as impugnações apresentadas pelos partidos PSOL e Democracia Cristã. Os questionamentos focavam na reprovação das contas de Pereira pelo TCE, mas o juiz entendeu que não havia provas suficientes para configurar improbidade administrativa dolosa, necessária para tornar o candidato inelegível.
Corrêa destacou que a desaprovação das contas ainda não havia sido definitivamente julgada pela Câmara Municipal, órgão competente para essa decisão, e que o prazo de inelegibilidade, segundo entendimento do Tribunal Superior Eleitoral, já havia expirado.
Com a decisão favorável, Beto Pereira segue na disputa pela prefeitura de Campo Grande. Segundo pesquisa recente do Novo Ibrape, ele aparece em segundo lugar nas intenções de voto, com 20,2%, atrás de Rose Modesto (União Brasil), que lidera com 27,8%. As próximas pesquisas eleitorais estão programadas para os dias 5 e 19 de setembro, com a última sendo divulgada em 3 de outubro, três dias antes do primeiro turno.