Por redação
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) divulgou na manhã de sexta-feira (6) o edital para o tradicional vestibular da instituição. Este ano, serão oferecidas 6.097 vagas distribuídas entre 125 cursos. As inscrições começam na segunda-feira (9), a partir das 6h, e devem ser feitas exclusivamente pela internet.
De acordo com a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), as inscrições podem ser realizadas no site ingresso.ufms.br até o dia 13 de novembro. Candidatos que necessitam de atendimento especial também devem se inscrever nesse período.
O prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição, que este ano custa R$ 100, será de 9 a 30 de setembro. A lista com as isenções será divulgada em 8 de outubro, seguida por um período de recursos administrativos nos dias 8 e 9 de outubro. O resultado final das isenções sairá no dia 18 de outubro.
O pagamento da taxa de inscrição poderá ser feito até 14 de novembro. As solicitações de atendimento especial serão analisadas e divulgadas em 21 de novembro, com prazo para recursos de 21 a 22 de novembro. O resultado final dessas análises será publicado no dia 26 de novembro.
A divulgação das inscrições homologadas e a convocação para as provas ocorrerão em 26 de novembro. Entre 27 e 30 de novembro, os candidatos poderão acessar a plataforma digital para realizar treinamentos e testes.
A prova está marcada para 1º de dezembro, das 8h às 13h (horário de Mato Grosso do Sul), nas cidades onde a UFMS mantém atividades: Campo Grande, Aquidauana, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Três Lagoas e Dourados.
Segundo o edital, as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas serão aplicadas das 8h às 10h. Após um intervalo de 15 minutos, os exames de ciências da natureza, matemática e redação serão realizados a partir das 10h15.