Por Andrella Okata
Mato Grosso do Sul foi protagonista do crescimento econômico brasileiro em 2023, com um avanço no PIB agropecuário. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a economia nacional cresceu 2,9% no ano passado, totalizando R$10 trilhões. O destaque foi a agropecuária, que apresentou um crescimento recorde de 15,1%, o maior desde o início da série histórica em 1996.
No contexto regional, o estado de Mato Grosso do Sul registrou um crescimento econômico de 8,4%. No entanto, o verdadeiro destaque foi o setor agropecuário, que avançou impressionantes 32%, o que reflete a força do agronegócio na economia estadual. O crescimento do PIB agropecuário no estado foi o mais alto do Brasil, seguido por Tocantins e Mato Grosso, que também mostraram bons desempenhos no setor.
O relatório da Resenha Regional do Banco do Brasil de fevereiro de 2024 já projetava um crescimento para o PIB agropecuário, com Mato Grosso do Sul superando as expectativas. Apesar da desaceleração esperada para 2024, após a safra recorde de 2022/2023, o setor agropecuário do estado deve continuar a se manter como um pilar sólido do crescimento econômico estadual.
Confira abaixo o ranking elaborado pelo perfil no Instagram @ecodescomplicada com base no relatório do Banco do Brasil de 2023: