Por Andrella Okata
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) anunciou a contratação da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) para a realização do vestibular deste ano. O contrato, no valor de R$ 794 mil, abrange a responsabilidade pela gestão completa do processo seletivo, incluindo inscrições, elaboração de provas, correções e administração geral.
A contratação da Fapec foi feita por dispensa de licitação, conforme publicado na edição de hoje (9) do Diário Oficial do Estado. No ano passado, a Fapec enfrentou críticas devido a erros nas questões do exame e uma quantidade significativa de redações avaliadas com nota zero, o que gerou polêmica.
Em resposta, a fundação reconheceu falhas na revisão das questões e se comprometeu a reforçar sua equipe de revisores para evitar problemas semelhantes no próximo vestibular.
O exame será realizado no final deste ano, mas ainda não foram divulgadas as datas exatas para o início das inscrições e a realização das provas. Os candidatos aprovados iniciarão seus cursos na UEMS em 2025, com vagas disponíveis em 18 campi espalhados pelo estado de Mato Grosso do Sul.