Por Andrella Okata
Nesta terça-feira (10), a SpaceX, de Elon Musk, lançou com sucesso sua primeira missão privada com caminhada espacial. A missão, denominada Polaris Dawn, começou com o lançamento da nave Crew Dragon do Kennedy Space Center, na Flórida (EUA), às 6h25 no horário de Brasília.
A Crew Dragon alcançou a órbita aproximadamente nove minutos e meio após a decolagem, conforme relatado pela agência Reuters. Imagens ao vivo transmitidas pela SpaceX mostraram a separação da nave do segundo estágio do foguete Falcon 9, oferecendo uma vista impressionante da nave viajando sobre a Terra iluminada pelo sol.
Frank Messina, diretor de lançamento da SpaceX, enviou uma mensagem de encorajamento à tripulação: “Confiamos em suas habilidades, coragem e trabalho em equipe para realizar essa missão que temos pela frente. Estamos mandando um abraço do solo para vocês”, disse ele via rádio.
O foguete Falcon 9 fez um pouso seguro em uma plataforma marítima no Oceano Atlântico após a decolagem. A missão Polaris Dawn terá duração de cinco dias, levando os quatro tripulantes aos pontos mais distantes da Terra já alcançados por humanos desde o fim do programa Apollo, em 1972.
No terceiro dia da missão, está previsto que dois dos passageiros da Polaris Dawn deixem a nave para uma breve flutuação no espaço, a aproximadamente 700 km da Terra.
LINK|-|https://www.spacex.com/launches/mission/?missionId=polarisdawn|-|ACOMPANHE AQUI O TRAJETO E ATUALIZAÇÕES SOBRE A VIAGEM ESPACIAL