Por redação
A condição do ar em toda região do MS tem afetado diversas pessoas, e causando problemas de saúde que merecem atenção. Neste sexta-feira a Rede Municipal de Ensino de Corumbá suspendeu as aulas devido o calor e fumaça que cobre o município.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a máxima prevista é de 42ºC. Na região das águas, no Pantanal, onde as unidades de ensino funcionam em sistema de alojamento, a suspensão ou não das aulas será definida pelo diretor.
"Visando resguardar nossos alunos e servidores dos males causados pela fumaça, devido ao período de estiagem e intensas mudanças climáticas, que vêm se agravando com as queimadas, a Secretaria Municipal de Educação suspendeu as aulas no dia 13/09/2024. Caso a situação persista, enviaremos novas orientações para as unidades escolares", diz comunicado da Semed. A Reme tem cerca de 15 mil alunos matriculados.
De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e Clima (Cemtec), o estado de Mato Grosso do Sul continuará enfrentando altas temperaturas e baixa umidade do ar, mesmo com a chegada de uma nova frente fria.
Entre quarta e quinta-feira, o estado registrou 13 mil focos de incêndio, segundo dados do programa BDQueimadas, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Corumbá foi o município com o maior número de queimadas, contabilizando 3.298 focos, o que equivale a 25,4% do total.
Corumbá também se destacou como a cidade mais atingida pelas queimadas no Brasil, com 616.980 hectares devastados pelo fogo, de acordo com levantamento divulgado na quinta-feira pelo Monitor do Fogo, do MapBiomas.