BNDES investe R$ 3,7 bilhões na ampliação da frota hidroviária para transporte de minérios de ferro e manganês

Financiamento faz parte de esforço para reativar a indústria naval e gerar 5,5 mil empregos diretos e indiretos no país

10/09/2024 00h00 - Atualizado em 10/09/2024 às 17h06

Por Lauren Netto

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 3,7 bilhões para a construção de 400 balsas e 15 empurradores, que serão utilizados no transporte hidroviário de minérios de ferro e manganês pelos rios Paraná e Paraguai. O projeto, que será executado pela LHG Logística Ltda, deve ser concluído ao longo dos próximos quatro anos, envolvendo a participação de seis estaleiros localizados nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste do país.

Esse investimento, proveniente do Fundo da Marinha Mercante (FMM), visa impulsionar a logística de escoamento de minérios extraídos em Corumbá (MS), contribuindo para o aumento da competitividade do setor de exportação brasileiro. O projeto também busca fortalecer a indústria naval nacional, gerando cerca de 5,5 mil empregos diretos e indiretos, com ênfase nas regiões Norte e Nordeste.

Incremento na frota e geração de empregos

Com a construção das novas embarcações, a frota nacional de transporte de cargas por navegação interior – rios, lagoas e canais – será ampliada em 16%, melhorando a capacidade de escoamento da produção mineral brasileira. De acordo com o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, o projeto tem um importante papel na promoção de um transporte mais limpo e sustentável, contribuindo para a descarbonização das atividades logísticas e revitalizando a indústria naval do país.

"Essa iniciativa é essencial para o desenvolvimento da produção nacional, gerando milhares de empregos com qualidade e fortalecendo a competição no mercado internacional, onde enfrentamos desafios de países como China e Singapura", destacou Mercadante.

Impactos nas exportações brasileiras

O BNDES estima que o projeto aumentará a capacidade de escoamento da produção mineral em 5,9 milhões de toneladas por ano. As balsas transportarão minérios de ferro e manganês extraídos em Corumbá, que serão carregados nas barcaças e atravessarão 2.500 km pela hidrovia até o terminal marítimo de Nova Palmira, no Uruguai, onde a carga será transferida para navios de longo curso.

Com o aumento na capacidade de exportação, o banco calcula que serão adicionados cerca de R$ 4 bilhões às receitas do país, considerando o preço médio atual dos minérios. O projeto promete impactar diretamente o setor logístico, facilitando o escoamento de produtos para o mercado internacional.


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