Campo Grande terá "chuva preta" neste domingo; saiba o que é e por que ocorre

Fruto da combinação entre poluição e frente fria, o fenômeno deve atingir MS nos próximos dias

10/09/2024 00h00 - Atualizado em 16/09/2024 às 16h37

Por Lauren Netto

A chuva escura, conhecida como "chuva preta", que surpreendeu os moradores do Rio Grande do Sul na última quarta-feira (11), está prevista para chegar a Mato Grosso do Sul a partir desta sexta-feira (13), e deve atingir Campo Grande no domingo (15). O fenômeno, causado pela alta concentração de fumaça resultante das queimadas, promete trazer uma precipitação com tons escuros que devem marcar o céu de diversas cidades da região.

De acordo com meteorologistas da Climatempo, a "chuva preta" é provocada pela combinação de poluição no ar e gotículas de água, que se misturam às partículas de fumaça, formando uma espécie de "limpeza" atmosférica. A frente fria, que está avançando pelo sul do Brasil, é o motor que deve trazer o fenômeno para Mato Grosso do Sul.

Entre os primeiros municípios a serem afetados estão Sete Quedas, Japorã, Mundo Novo e Ponta Porã. A expectativa é que essa chuva traga um alívio temporário para as condições atmosféricas, já que o estado tem enfrentado longos períodos de estiagem. Em Campo Grande, por exemplo, já são 32 dias sem chuva, enquanto em Costa Rica esse número chega a 109 dias.

Além disso, ventos fortes — de até 70 km/h em Corumbá e 50 km/h na capital — devem ajudar a dispersar parte da fumaça acumulada na atmosfera, melhorando temporariamente a qualidade do ar na região.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp