Após seca e calor, MS registra chuvas e alívio em diversas regiões

Chuvas isoladas marcam o início da semana em Mato Grosso do Sul, mas aumento das temperaturas está previsto para os próximos dias

14/09/2024 00h00 - Atualizado em 19/09/2024 às 05h29

Por Lauren Netto

Após um longo período de seca, com temperaturas elevadas e baixa umidade do ar, algumas regiões de Mato Grosso do Sul começaram a registrar chuvas tão aguardadas. Em Campo Grande, a precipitação iniciou no final da tarde do último domingo (15) e seguiu ao longo da noite, trazendo alívio à capital, marcada nos últimos dias por ar seco e fumaça.

Na manhã desta segunda-feira (16), pancadas de chuva foram registradas nas cidades de Bandeirantes e São Gabriel do Oeste, e Campo Grande pode ter mais chuvas até o fim da manhã, embora os volumes não devam ser significativos. Para o decorrer da semana, a circulação de ventos favorecerá a entrada de umidade no estado, ocasionando chuvas irregulares, especialmente nas regiões centro-leste e oeste de Mato Grosso do Sul.

Apesar do retorno das chuvas, as temperaturas continuam elevadas, podendo alcançar até 29°C em algumas regiões. A umidade do ar, porém, deve se manter em níveis mais confortáveis. No entanto, a partir de quarta e quinta-feira (19), há previsão de elevação nas temperaturas e a umidade poderá novamente cair para menos de 30%.

Na capital, Campo Grande, a previsão é de chuvas isoladas e temperatura máxima de 27°C. Em Dourados, pancadas de chuva com trovoadas isoladas também são esperadas, e a máxima não deve ultrapassar os 25°C.

Já na região de Três Lagoas, as temperaturas variam entre 19°C e 31°C, sem grandes mudanças no cenário climático. Em Ponta Porã, a manhã começou com nevoeiro e temperaturas mais baixas, o que fez com que os moradores resgatassem seus casacos. A máxima por lá será de 26°C.

Na região do Pantanal, Corumbá terá muitas nuvens e possibilidade de chuvas isoladas, com máxima de 33°C. A expectativa é que um novo sistema frontal atinja o estado no final da semana, trazendo mais chuvas irregulares. Ainda assim, a onda de calor começa a dissipar, especialmente no sul do estado, trazendo um alívio no clima intenso das últimas semanas.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp